A artrose do quadril (osteoartrose) é uma patologia que acomete principalmente pacientes que apresentam quadro de obesidade ou histórico familiar da doença. Em alguns casos, este tipo de artrose também pode ser causado por lesões que forçam a cartilagem articular, resultando no desgaste do tecido que reveste os ossos do quadril.
Os primeiros sinais da osteoartrose do quadril costumam se manifestar na forma de desconforto e rigidez na região da virilha, das nádegas ou da coxa, aliviando apenas durante o repouso. Porém, com a evolução da doença, a tendência é que a dor atinja níveis mais agudos e se torne constante, podendo formar osteófitos nas arestas da articulação.
É importante ficar atento aos sintomas da osteoartrose do quadril. Caso você note a recorrência de algum desses sinais, consulte um médico:
- Dificuldade de cruzar as pernas
- Dificuldade de colocar sapatos e meias
- Dificuldade de lavar os pés
- Dificuldade de dormir à noite
- Dificuldade de caminhar
- Mancar (marcha claudicante)
- Dificuldade de permanecer em pé por longos períodos
O tipo de procedimento para a preservação do quadril será definido pelo médico de acordo com o estágio da doença. Nos casos mais severos, a reabilitação somente será satisfatória mediante a substituição total do quadril (artroplastia ou prótese do quadril).
Artigo científico sobre o tema:
- The use of injectable orthobiologics for knee osteoarthritis: A European ESSKA‐ORBIT consensus. Part 1—Blood‐derived products (platelet‐rich plasma) – Lior Laver, Giuseppe Filardo, Mikel Sanchez, Jeremy Magalon, Thomas Tischer12 | Ferran Abat13 | Ricardo Bastos, Ramon Cugat, Micahel Iosifidis, Baris Kocaoglu, Elizaveta Kon, Rodica Marinescu, Marko Ostojic, Philippe Beaufils, Laura de Girolamo, ESSKA‐ORBIT Group
- Cartilage Homeostasis and Osteoarthritis– Yuta Fujii, Lin Liu, Lisa Yagasaki, Maiko Inotsume, Tomoki Chiba and Hiroshi Asahara.