Ombro

O ombro é a região do corpo onde o braço se articula com o tronco. Do lado do braço a articulação é constituída por uma superfície óssea redonda, a cabeça do úmero. Do lado do tronco, a omoplata forma uma cavidade arredondada, a glenóide, onde a cabeça umeral se aloja. Esta articulação forma um encaixe que permite grande mobilidade. Algumas ocorrências de dor significativa no ombro agregada a dificuldade de movimentos tal como incapacidade de levantar o braço, fraturas do colo do úmero, se complexas, levam a necessidade de uso de prótese do ombro.

 

artroplastia do ombro

 

Articulação do ombro

articulação do ombro

 

Músculos

músculos do ombro

 

Os músculos mais superficiais que fazem mover o ombro são:

  • peitoral, que puxa o braço para a frente;
  • trapézio, que eleva o ombro;
  • deltóide, que eleva lateralmente o braço;
  • grande dorsal, que puxa o braço para baixo.

O deltóide, cobrindo a cabeça do úmero, em conjunto com um conjunto de músculos mais pequenos, formam a proeminência do ombro e impedem que esta articulação se desloque (luxação).

O peitoral forma a parte anterior da axila, enquanto que a posterior é formada pelos músculos grande dorsal e grande redondo. Os vasos sanguíneos axilares e o plexo braquial de nervos atravessa esta região.

O labrum glenóide é uma estrutura fibrocartilaginea semelhante a um menisco que aumenta o contacto com a cabeça umeral estabilizando a articulação.

Artroplastia do ombro

É a cirurgia de substituição da articulação danificada, criando novas superfícies articulares.

Para a substituição total do ombro, a área arredondada final do seu osso do braço será substituída por uma haste artificial que tem uma cabeça arredondada do metal. A parte de encaixe (cavidade glenoidal ou glenóide) do seu ombro será substituída por uma concha de plástico liso (revestimento) que será mantida no lugar com um cimento especial.

 

admin