Cartilagem

cartilagemFormada por células chamadas condrócitos, a articulação do joelho é capaz de suportar até 65 vezes o peso do corpo. Ao longo do tempo, a cartilagem rica em água se desidrata progressivamente e se desgasta até romper e expor o osso logo abaixo dela, aumentando o atrito, causa dor e diminuição da capacidade de movimentos, ao longo do tempo, o desgaste nessa cartilagem também pode provocar a osteoartrose, doença que surge com a idade e é decorrente de processo degenerativo.

A cartilagem humana, quando danificada, não poderá ser restabelecida exatamente igual ao antigo tecido sadio, não há procedimento, até o momento, que faça isso acontecer. A dificuldade está nas próprias características do tecido, que não tem capacidade regenerativa. A cartilagem não tem vascularização, por esse motivo tem dificuldade em formar novo tecido.

A cartilagem é um tecido elástico, encontrado nas articulações, que dá sustentação e mobilidade aos membros do corpo. Flexível, permite o deslizamento suave dos ossos absorvendo o impacto sobre eles, não havendo com isso o desgaste e geração de dor. Por se tratar de um tecido muito sensível, é facilmente lesado por trauma, queda, fratura ou por desgaste natural. A cartilagem é formada por 75% de água e, ao longo da vida, a tendência é o tecido ficar desidratado e perder a elasticidade, levando a doenças como a artrose. Em casos de traumatismos, os joelhos costumam ser o mais afetado, devido à exposição que sofrem durante atividades físicas.

 

admin