Osteocondroplastia (microfraturas)

É a correção das lesões de cartilagem por termo abrasão com uso de técnica de radiofrequência ou microfraturas nas lesões. Essa técnica é utilizada em casos seletos e tem em vista a formação de canais por meio de perfuração óssea, estimulando o sangramento para a formação de tecido reparador no local. O pós-cirúrgico é muito importante havendo necessidade de proteção do local da lesão através de redução de carga com uso de muletas ou utilização de imobilizadores para joelho.

 

Microfraturas

Procedimento desenvolvido para substituir a cartilagem tirando vantagens da própria habilidade do organismo de se regenerar. A microfratura pode ser utilizada individualmente ou com outras técnicas.

Com o procedimento de microfraturas observa-se uma melhora da qualidade da cartilagem de reposição. Esse método funciona porque trás células tronco mesenquimais pluripotentes e fatores de crescimento da medula óssea, formando assim um coágulo na região afetada que vai se transformar em tecido de reposição ou cicatriz (Fibrocartilagem).

 

admin