Tendão calcâneo

O Tendão Calcâneo, antes conhecido por tendão de Aquiles, é uma faixa de tecido que conecta o osso do calcanhar ao músculo da panturrilha. É o tendão mais volumoso e resistente do corpo humano, imprescindível para o funcionamento do mecanismo articular do tornozelo. As principais funções do tendão é a transmissão da força produzida pelo músculo para o osso e a resistência de cargas significantes de força tênsil.

Este é um dos tendões mais comumente lesados e isso se deve à micro-traumas repetitivos, excesso de uso e o aumento da participação em atividades esportivas.

A ruptura desse tendão é considerada uma lesão grave, sua cicatrização, devido ao seu escasso suprimento sanguíneo, pode levar semanas ou até meses para completar. Há necessidade de o paciente ser imobilizado para evitar rupturas, evitando complicações funcionais, causando também mudanças ultra-estruturais, bioquímicas e biomecânicas.

 

tendao calcaneo

 

Tendinite de Calcâneo:

Termo usado quando o tendão fica inflamado, causando dor na parte posterior da perna, perto do calcanhar. O rompimento do tendão é chamado ruptura, também causando dor perto do calcanhar. Pode ser causada por uso excessivo do tendão Calcâneo, tensão dos músculos da panturrilha ou do tendão Calcâneo, aumento da quantidade ou da intensidade de treinos esportivos, retorno intenso dos treinos após um período de folga, treino de corrida em subida, alteração de local ou acessórios no treino, pronação excessiva, um problema onde os pés rodam para dentro e achatam-se mais que o normal, uso de sapatos de salto alto para trabalhar e trocá-los por sapatos com salto baixo para exercitar-se. O tendão calcâneo pode romper-se durante atividades repentinas.
A tendinite do Calcâneo causa dor e pode causar edema no tendão. A dor será mais intensa após o exercício ao levantar os dedos do pé e ao alongar o tendão. Ao acordar é comum sentir rigidez na região do tendão. O movimento do tornozelo poderá ficar limitado. Quando o tendão se rompe, é normal ouvir e sentir um estalo. Nos casos de ruptura completa, será impossível levantar o calcanhar do chão e apontar com os dedos do pé para baixo.

admin