Chondro-Gide

Chondro-Gide: Matriz de colágeno dupla face

As lesões na cartilagem das articulações são de difícil tratamento. Muitos métodos de reparar a cartilagem são estudados. As lesões que acometem os joelhos tem sido tratadas de acordo com o tamanho e profundidade da lesão.

Uma nova técnica que associa perfurações no osso associado a uma membrana de cobertura de colágeno chega ao Brasil e auxilia especialistas em joelho. Chama-se Chondro-Glide, é feita na Suíça pela empresa de biotecnologia Geistlich e tem duas camadas de membrana de colágeno que auxilia na formação da cartilagem. Ela está sendo indicada por especialistas em joelho para tratamento de lesões maiores de 1 cm².

Chondro-Gide® é a melhor matriz de colágeno natural para a regeneração de cartilagem. Esta matriz fácil de manusear pode ser usada para tratar defeitos da cartilagem com vários métodos cirúrgicos. Chondro-Gide® consiste em colágeno natural. A estrutura exclusiva dupla face da matriz é fabricada em um processo patenteado.

6

Técnicas cirúrgicas que utilizam a Chondro-Gide®

  • AMIC®(condrogênese autóloga induzida por matriz) é uma técnica de um único passo, com uma boa relação custo/benefício e eficaz para o tratamento de defeitos traumáticos da cartilagem. Chondro-Gide® oferece um ambiente protetor para a diferenciação celular e a formação de nova cartilagem.
  • ACI (implante autólogo de condrócitos): Chondro-Gide®oferece uma matriz de suporte 3D ideal para a adesão de condrócitos autólogos de cultura e promove a sua proliferação.

Benefícios clínicos do Chondro-Gide®

  • Estudos científicos comprovam a eficiência do Chondro-Gide®como a melhor matriz de colágeno na regeneração da cartilagem
  • A matriz tem uma estrutura dupla face exclusiva
  • Chondro-Gide®possui uma elevada resistência à tração e excelentes propriedades de manuseio
  • Chondro-Gide®promove a condrogênese das células-tronco mesenquimais na técnica AMIC®
  • Chondro-Gide®promove a proliferação e o enriquecimento da matriz extracelular no AC

Princípios básicos

A condrogênese induzida por matriz autógena, AMIC®, é um inovador procedimento cirúrgico biológico desenvolvido pela Geistlich Surgery para o tratamento de lesões traumáticas condrais e osteocondrais. Este procedimento de passo único combina o método de microfraturação, que é um tratamento de primeira linha estabelecido, com a aplicação da Chondro-Gide®, uma matriz dupla-face de colágeno de origem suína.

O princípio funcional da microfraturação baseia-se na libertação de células progenitoras mesenquimais multipotentes, citocinas e fatores de crescimento de osso subcondral.

É formado um coagulo com células sanguíneas e células tronco que ficam cobertas pela membrana de colágeno e que estimula a diferenciação das células que se transformarão em cartilagem.

Estas películas de colágeno já estão sendo usadas há 7 anos na Europa com bons resultados. Mas elas não tem indicação para quem tem artrose total (desgaste) nos joelhos e sim apenas uma parte do joelho afetada.

 

Fonte: Geistlich / Arizekcer

admin