Transplante de cartilagem

Alguns dos tratamentos oferecidos é o transplante de cartilagem, realizado, na maior parte dos casos, nos traumas de joelho e consiste em retirar células de cartilagem de uma região do joelho do paciente que não sofra sobrecarga de peso e multiplicá-las em laboratório. O próprio sangue do paciente é usado como meio de cultura para as células, fonte de nutrientes para crescer e material genético. Após aproximadamente um mês, pode já haver quantidade suficiente de células novas para serem enxertadas. Em uma nova cirurgia essas células são injetadas na região afetada e em torno de seis meses após um novo tecido deverá estar se integrado à cartilagem ao redor da lesão, com isso a cartilagem a ser formada será basicamente igual à do tecido anterior.

O transplante de cartilagem ainda não é praticado com frequência, por essa razão o procedimento só é indicado no caso de lesões causadas por traumas, que sejam pequenas e bem delimitadas e para pessoas de até 50 anos.

Pacientes acima dos 70 anos não são o público ideal para realizar o transplante de cartilagem ou a transposição osteocondral pois podem já estar com desgaste generalizado, caracterizando artrose.

admin