Artrose (Artrite) de joelho – Desgaste de cartilagem:
É uma patologia extremamente prevalente na população com altas taxas de obesidade e sobrepeso, sobretudo no joelho e no quadril. A artrose do joelho é um processo de desgaste da cartilagem do joelho.
As características iniciais:
- Cansaço nos joelhos, com algum grau de inchaço no fim do dia. Nesta fase o tratamento indicado é a Fisioterapia especializada e redução de peso com atividade física permitida, hidroginástica e sem esportes de salto.
- Dor: já se percebe rangido no joelho, calor nos joelhos e não suporta caminhar muito ou ficar muito tempo de pé. O tratamento além da Fisioterapia já indicada é de medicamentos á base de glucosamina e condroitina para diminuir o processo de desgaste e em alguns casos há indicação de injeções de Hialuronato de sódio (componente do líquido sinovial) com ótimos resultados. O tratamento consiste de uma aplicação por semana, com anestésico, num total de 5 semanas. Os efeitos colaterais são baixíssimos, como sinovite transitória, inchaço no joelho, rangido e estalos. O tempo de evolução ocorre logo após a segunda aplicação e dura entre 1,5 a 2 anos. Este tratamento é usado para prorrogar ou buscar evitar a cirurgia de prótese de joelho através do alívio da dor em pacientes com doenças que não permitem cirurgia ou simplesmente querem alguma opção menos agressiva do que a cirurgia.
- Inchaço permanente: o joelho apresenta alguma deformidade. As dores intensas, muitas vezes prejudicam atividades simples, como realizar atividades rotineiras como o almoço ou passar roupa, ou fila de banco, precisando sentar e tomar remédios. O Tratamento utilizado: medicação a base de Ácido Hialurônico, age reduzindo a inflamação no joelho e produzindo como que uma nova camada de cartilagem no joelho doente.
- Deformidades e dor incapacitante: é o ultimo estágio evolutivo da artrose e o paciente já alterou totalmente seu dia a dia. Nesta fase já é possível realizar a cirurgia de PRÓTESE, que significa retirar a parte do joelho que causa toda dor e deformidade e colocar no lugar um implante, que permitirá o retorno às atividades diárias.
Existem dois tipos básicos de artrite que podem afetar o joelho e evoluir em artrose.
- OSTEOARTRITE
A mais comum, sendo geralmente uma degeneração lenta e contínua, ocorrendo um desgaste progressivo da cartilagem articular do joelho. Afeta principalmente pessoas de meia idade ou mais idosas. - ARTRITE REUMATOIDE
É um tipo de artrite inflamatória que irá destruir a cartilagem articular, afeta geralmente os dois joelhos, ocorrendo em qualquer idade.
Aumenta após alguma lesão no joelho (fraturas, lesão meniscal ou ligamentar), tendo uma evolução parecida com a da osteoartrite pura.
A dor geralmente desenvolve-se de maneira lenta e gradual, embora apareça de forma súbita. A articulação torna-se mais rígida, edemaciada, ficando cada vez mais difícil de estendê-la ou dobrá-la completamente.
A dor e o edema são piores pela manhã ou após em períodos de inatividade, devendo aumentar após atividades como caminhar, subir escadas, ajoelhar-se, podendo também piorar com mudanças climáticas. Outros sintomas presente às vezes é a sensação de fraqueza, insegurança ou perda o equilíbrio da articulação do joelho.
Artigos científicos sobre o tema:
- The use of injectable orthobiologics for knee osteoarthritis: A European ESSKA‐ORBIT consensus. Part 1—Blood‐derived products (platelet‐rich plasma) – Lior Laver, Giuseppe Filardo, Mikel Sanchez, Jeremy Magalon, Thomas Tischer12 | Ferran Abat13 | Ricardo Bastos, Ramon Cugat, Micahel Iosifidis, Baris Kocaoglu, Elizaveta Kon, Rodica Marinescu, Marko Ostojic, Philippe Beaufils, Laura de Girolamo, ESSKA‐ORBIT Grou
- Cartilage Homeostasis and Osteoarthritis– Yuta Fujii, Lin Liu, Lisa Yagasaki, Maiko Inotsume, Tomoki Chiba and Hiroshi Asahara.
- Time to reconsider the routine use of tourniquets in total knee arthroplasty surgery – Ahmed, A. Chawla, M. Underwood, A. J. Price, A. Metcalfe, C. E. Hutchinson, J. Warwick, K. Seers, H. Parsons, P. D. H. Wall.