O manguito rotador é o grupo de músculos e tendões que se inserem (prendem) na região proximal do úmero (osso do braço). É formado por 4 músculos do ombro: o subscapular, o supraespinhal, o infraespinhal e o redondo menor. Todos eles se originam no osso chamado escápula e se inserem na parte superior do úmero.
A ruptura do manguito ocorre, mais comumente, de forma degenerativa, ou seja, ocorre de maneira progressiva sem episódio traumático. No entanto, pode ocorrer decorrente de trauma direto ou indireto como nas luxações do ombro.
Há diversos fatores que podem causar lesão do manguito rotador:
- Fatores mecânicos, como as alterações nas estruturas musculoesqueléticas em função de atrito e impacto com o osso acrômio, causadas pela presença de esporões, forma do acrômio (curvo ou ganchoso) e espessamento (engrossamento) do ligamento acromioclavicular.
- Fatores ambientais, tais como envelhecimento, uso excessivo do ombro, tabagismo, obesidade e distúrbios metabólicos, como a diabetes.
- Biológicos ou intrínsecos, que incluem áreas de hipoperfusão (baixa irrigação sanguínea) dos tendões, processos inflamatórios e alterações celulares dos tendões, como a desorganização da arquitetura do colágeno.
- Fatores traumáticos, como fraturas e luxações do ombro, que podem criar lesões ou piorar as preexistentes.
- Fatores genéticos também podem levar a uma maior ou menor probabilidade de um indivíduo apresentar lesões do manguito rotador.
SINTOMAS:
Rupturas do manguito rotador podem causar dor e fraqueza no ombro afetado. Em alguns casos, rupturas pequenas são dolorosas, mas o paciente não apresenta nenhuma redução funcional ou perda de força muscular. Já as rupturas maiores normalmente apresentam algum grau de fraqueza e dificuldade para elevar o braço, principalmente acima da cabeça.
A maioria das lesões do manguito rotador causam uma dor vaga na zona do ombro, geralmente tipo queimação com irradiação para região lateral do braço. Algumas pessoas não apresentam sequer dor no ombro, e sim uma dor na região lateral do braço. Eles também podem causar uma sensação de travar quando você mover seu braço. Muitas vezes a dor piora a noite.
TRATAMENTO:
O tratamento pode ser realizado através de procedimento cirúrgico e tratamento conservador.
Bibliografia: