Atualmente, grande parte das lesões do manguito rotador são operadas por artroscopia. Esta técnica é uma cirurgia minimamente invasiva, que através de uma câmera colocada na articulação é possível visualizar e reparar grande parte das lesões existentes, proporcionando menor tempo de internação e de recuperação do paciente.
O objetivo da cirurgia é recuperar os tendões rompidos do manguito rotador. Fazemos isto, suturando os tendões rompidos na sua inserção óssea, com a ajuda de implantes ortopédicos chamados âncoras.
O sucesso da artroplastia dependerá muito do tipo da lesão e de características individuais. Os estudos com as técnicas mais atuais demonstram que em 90% dos casos os resultados são bons ou excelentes, relacionados a função pós-operatório. A cicatrização vai ser muito influenciada pelo tamanho da lesão e atrofia muscular. Um estudo atual demonstra uma taxa de cicatrização completa em 75% dos casos, incluindo todos os tipos de lesões. Quando analisadas apenas as lesões de tamanho pequeno ou médio essa taxa é superior a 90%, mas de 60% nas lesões extensas. Podemos dizer que a cirurgia tem uma altíssima taxa de bons resultados, no entanto, não é garantida para 100% dos casos. Por isso, é importante buscar auxilio médico o quanto antes, com o objetivo de não agravar a lesão.