Cisto sinovial é um nódulo, de consistência gelatinosa que também pode aparecer no punho. Estima-se que sua causa esteja relacionada com lesões, provocadas por traumas ou esforço repetitivo, fazendo assim com que ocorra um “vazamento” do líquido sinovial para fora da articulação, formando o cisto.
Além do trauma e do esforço repetitivo, o cisto sinovial também pode ocorrer devido a um defeito na formação da articulação, já que alguns pacientes com essa condição não apresentam histórico de traumas ou uso repetitivo da articulação.
Tratamento
Após a análise do médico, pode ser realizado a punção do cisto, ou uma cirurgia de ressecção do cisto.
Inicialmente o tratamento não cirúrgico é sempre considerado, já que essa lesão não é de grande complexidade. A aspiração do conteúdo seguido de aplicação de corticoide costuma ter uma boa taxa de sucesso. A punção guiada por ultrassom é uma técnica pouco invasiva que se utiliza de um ultrassom para guiar o esvaziamento do cisto. Está técnica auxilia chegar ao cisto com precisão, além de monitorar seu completo esvaziamento. Se o cisto reaparecer mais vezes, indica-se o tratamento cirúrgico.
O tratamento cirúrgico pode ser feito por meio de uma pequena incisão sobre o cisto, onde é retirada a sua origem. Outro método de extrair o cisto é via artroscopia na qual uma câmera é colocada através de uma pequena incisão e a ressecção é feita através de outra pequena incisão. A ressecção tem o objetivo não somente retirar o cisto, mas também fechar a região que está saindo o líquido sinovial.