Lesão de raiz meniscal | Centro de Preservação Articular Dr. Marcio Rubin
(55)  99102.2955(55) 3222.8518 / (55) 3307.6160
Dr. Marcio Luiz Librelotto Rubin (Ortopedista e traumatologista)

Lesão de raiz meniscal

Lesão de raiz meniscalAs raízes dos meniscos são os locais em que estes terminam e se fixam no osso. Cada um dos meniscos (medial ou lateral) possuem duas raízes: uma na parte da frente do joelho (anterior) e outra na parte de trás (posterior).

Quando o fêmur pressiona a tíbia, a força e ângulos exercidos sobre os meniscos tendem a fazer com que eles sejam “expulsos” para fora do joelho. Este fato não acontece devido a fixação super forte que os meniscos têm em suas raízes, as quais atuam como uma âncora.

 

Tipos de lesão

As lesões das raízes dos meniscos podem ser divididas em dois grupos:
• Lesões degenerativas: Este tipo de lesão corresponde a maioria dos. Acometem pacientes de meia idade, mais frequentemente mulheres. O paciente normalmente não se recorda de ter tido algum evento traumático. São mais comuns na raiz posterior do menisco medial.
• Lesões traumáticas: Está lesão é caracterizada após traumas agudos, em diversos casos estão associados com lesões do ligamento cruzado anterior (LCA). São mais comuns em pacientes jovens do sexo masculino.

Tipos de lesão de raiz meniscal

Tratamento

O tratamento de uma lesão da raiz meniscal depende do tipo da lesão. Em casos de trauma acorrido em jovens, a cirurgia de reinserção da raiz meniscal avulsionada é indicada. Lesões degenerativas são, a princípio, tratadas de forma conservadora. O menisco deve ser preservado, mesmo que lesionado, para proteção da cartilagem. A viscosuplementação pode ser usada para preservar a cartilagem nessas situações.

 

 

desenvolvido por due+propaganda