Prótese do quadril | Centro de Preservação Articular Dr. Marcio Rubin
(55)  99102.2955(55) 3222.8518 / (55) 3307.6160
Dr. Marcio Luiz Librelotto Rubin (Ortopedista e traumatologista)

Prótese do quadril

A prótese de quadril é um implante cirúrgico que substitui a articulação do quadril comprometida por doenças degenerativas, traumas ou outras condições. Seu principal objetivo é restaurar a mobilidade, aliviar a dor e melhorar a qualidade de vida do paciente.

Apesar de parecer uma tecnologia moderna, a ideia de substituir a articulação do quadril existe há mais de um século. A primeira prótese foi desenvolvida em 1891, na Alemanha, mas foi somente em 1961, com os avanços trazidos pelo cirurgião John Charnley, que a cirurgia de substituição do quadril passou a ser realizada em larga escala com resultados bem-sucedidos.

Os primeiros modelos de prótese

No início, as próteses eram feitas de aço e fixadas ao osso com cimento ortopédico. A superfície de contato entre os componentes consistia em uma cabeça metálica acoplada a uma cúpula de polietileno (plástico). No entanto, o desgaste desse polietileno ocorria após aproximadamente 10 anos, o que frequentemente exigia a substituição do implante. Com cada nova cirurgia, parte do osso se perdia, tornando as revisões mais difíceis. Por esse motivo, durante muitos anos, a prótese de quadril era recomendada apenas para pacientes idosos.

Evolução das próteses: mais durabilidade e opções para jovens

Com o avanço da medicina e da engenharia de materiais, novas opções surgiram para permitir que até mesmo pacientes jovens possam se beneficiar do implante. Hoje, há alternativas mais resistentes, como as próteses de cerâmica, que apresentam um desgaste muito menor do que os modelos anteriores.

A cerâmica começou a ser utilizada nas próteses de quadril na década de 1970 e, desde então, passou por diversas melhorias. Atualmente, estamos na 4ª geração desse material, que apresenta um índice de quebra extremamente baixo (0,0002%) e uma durabilidade muito superior.

Além da cerâmica, existem outras combinações de materiais que ajudam a reduzir o desgaste da prótese, como:

  • Cabeça de cerâmica com cúpula de polietileno especial;
  • Cabeça metálica com cúpula metálica;
  • Cabeça de cerâmica com cúpula cerâmica, que é a opção com menor desgaste entre todas.

As próteses atuais são seguras e duradouras?

Sim! Estudos científicos demonstram que as próteses modernas oferecem alta durabilidade e excelente desempenho, sendo uma solução eficaz para restaurar a função do quadril em pacientes de todas as idades, inclusive jovens.

Vida normal após a cirurgia: o que esperar?

O objetivo da prótese de quadril é devolver ao paciente a liberdade de movimento com o mínimo de restrições. Após a recuperação, é possível caminhar sem limitações, andar de bicicleta, dirigir e até retomar algumas atividades esportivas de baixo impacto. Embora a articulação artificial não seja idêntica à natural, a qualidade de vida do paciente melhora significativamente, permitindo um retorno às suas atividades diárias com conforto e segurança.

desenvolvido por due+propaganda