A epicondilite lateral do cotovelo, também conhecida como cotovelo de tenista, é uma doença de caráter degenerativo, caracterizada por uma dor na porção lateral da articulação.
A maior incidência desta lesão é em pacientes que realizam atividades de repetição, sendo mais acometidos pacientes dos 40 aos 50 anos de idade em ambos os sexos e com maior prevalência no braço dominante.
Diagnóstico da epicondilite lateral/medial do cotovelo
Inicialmente é necessário observar história do paciente e realizar o exame clínico. Para confirmação do diagnóstico é utilizada a ultrassonografia, avaliação radiográfica (utilizada para excluir outras anormalidades). A ressonância magnética vem sendo cada vez mais utilizada em casos resistentes.
Tratamento
Nos dias atuais podemos contar com diversas possibilidades de terapia regenerativa:
- Plasma rico em plaquetas (PRP): Essa prática vem ganhando cada vez mais notoriedade, apresenta alívio dos sintomas pela capacidade de reparação tecidual.
- Ácido Hialurônico para tecidos moles: Apresenta grande eficácia no alívio dos sintomas (repouso ou durante movimentos), uso de força muscular e efeito de longo prazo, podendo chegar até 1 ano.