A artroplastia total é utilizada nos casos de osteoartrose avançada de joelho, objetivando eliminar os sintomas de dor, corrigindo deformidades e estabilizando a articulação.
Alguns fatores são importantes para o sucesso da cirurgia como:
– Seleção dos pacientes;
– Desenho da prótese;
– Equilíbrio ligamentar;
– Restauração da linha articular do joelho;
– Alinhamento do membro inferior.
Um dos principais fatores a longo prazo é a restauração do alinhamento do membro, tanto clinicamente como funcionalmente.
O sistema de cirurgia assistida pelo computador (navegada) contribui com a precisão cirúrgica, principalmente a precisão com a implantação das próteses e do alinhamento do eixo mecânico do membro operado, sendo também um procedimento pouco mais invasivo, diminuindo ou até eliminando a exposição á radiação, outra característica positiva é que o instrumental é o mesmo do procedimento mecânico, permitindo troca de técnica sem comprometimento do procedimento.
A comparação entre a cirurgia navegada e a mecânica demonstra que a cirurgia assistida por computador oferece melhor alinhamento no plano coronal e sagital, pois ajuda o cirurgião a determinar esse alinhamento durante o procedimento. Pesando contra a técnica navegada está o aumento do tempo cirúrgico e de morbidades associadas.
Na cirurgia navegada o computador usa como base as marcações anatômicas individuais feitas no início da cirurgia. Essa é uma das vantagens da técnica navegada em relação a técnica convencional (mecânica). Outras vantagens da cirurgia navegada está na precisão deste procedimento no que se refere ao realinhamento do membro em relação a convencional, proporcionando o posicionamento individualizado dos componentes protéticos, não causa morbidade em comparação com a cirurgia convencional reafirmando os benefícios da cirurgia navegada, mas não melhora a reabilitação funcional no pós-operatório em relação à técnica convencional.