A acupuntura é uma técnica milenar utilizada para diagnósticos e tratamentos pautados nos princípios da Medicina Tradicional Chinesa. Nessa abordagem, agulhas são utilizadas em pontos dos meridianos de C’hi distribuídos no corpo. Desse modo é restabelecido o fluxo de Energia C’hi e a força vital é recuperada, resolvendo os problemas de saúde e aliviando os sintomas.
Mioterapia: A mioterapia é um método especial de terapia manual cujo principal objetivo é a diminuição da tensão e dor muscular. Esse método auxilia a correção da postura, conforto corporal, diminuição do estresse e a otimização do desempenho atlético. Sua aplicação é executada em macas, sempre de maneira confortável e relaxante.
A mioterapia tem resultados diferenciados de outras técnicas similares, tratando de maneira eficaz e duradoura os pontos-gatilho (trigger points) e os pontos-sensíveis (tender points), que são responsáveis pela chamada síndrome
dolorosa miofascial, confundida muitas vezes com a síndrome da fibromialgia, por possuírem alguns sinais e sintomas parecidos.
Ponto-gatilho (trigger point): São extremamente comuns, podendo provocar dor local ou referida. Estando presentes, causam a diminuição da ADM (movimento da articulação), mesmo não provocando dor. Estes pontos-gatilhos contribuem para as alterações posturais, muito conhecidas pelos profissionais da área da saúde, havendo poucos profissionais que sabem lidar. Estes pontos-gatilhos podem ser miofasciais ou não-miofasciais, sendo os miofasciais os mais comuns.
Existem aproximadamente 200 pares que compõe 400 músculos que podem apresentar os pontos-gatilho causando dor e disfunção motora.
Fibromialgia:
A massoterapia é uma forma efetiva de tratamento da fibromialgia por gerar efeitos que melhoram significativamente a dor, a tensão, a depressão, a sensação de peso no corpo, a fadiga, alterações de humor promovendo diminuição do desconforto causado pelos sintomas da doença e consequentemente melhorando a qualidade de vida do paciente.
A fibromialgia por se tratar de uma patologia de etiopatogenia indefinida e que gera sintomatologias diversificadas em várias regiões do corpo, constatado que qualquer tratamento, seja ele mais leve, acaba gerando uma demanda energética e emocional adicional, o que para o paciente com fibromialgia acaba sendo desconfortante, então o terapeuta com grande conhecimento antes de iniciar o programa de tratamento deve estar atendo a diversos fatores, como: intensidade, duração, fadiga e carga.
Para dar bem estar, sensação de paz e tranquilidade, diminuição do desconforto causado pelos sintomas da doença e consequentemente melhorando a qualidade de vida do paciente.